CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

sexta-feira, 27 de março de 2009

Efemérides…



Por Augusto Boal

Todas as sociedades humanas são espetaculares no seu cotidiano, e produzem espetáculos em momentos especiais. São espetaculares como forma de organização social, e produzem espetáculos como este que vocês vieram ver.
Mesmo quando inconscientes, as relações humanas são estruturadas em forma teatral: o uso do espaço, a linguagem do corpo, a escolha das palavras e a modulação das vozes, o confronto de idéias e paixões, tudo que fazemos no palco fazemos sempre em nossas vidas: nós somos teatro!
Não só casamentos e funerais são espetáculos, mas também os rituais cotidianos que, por sua familiaridade, não nos chegam à consciência. Não só pompas, mas também o café da manhã e os bons-dias, tímidos namoros e grandes conflitos passionais, uma sessão do Senado ou uma reunião diplomática – tudo é teatro.
Uma das principais funções da nossa arte é tornar conscientes esses espetáculos da vida diária onde os atores são os próprios espectadores, o palco é a platéia e a platéia, palco. Somos todos artistas: fazendo teatro, aprendemos a ver aquilo que nos salta aos olhos, mas que somos incapazes de ver tão habituados estamos apenas a olhar. O que nos é familiar torna-se invisível: fazer teatro, ao contrário, ilumina o palco da nossa vida cotidiana.
Em Setembro do ano passado fomos surpreendidos por uma revelação teatral: nós, que pensávamos viver em um mundo seguro apesar das guerras, genocídios, hecatombes e torturas que aconteciam, sim, mas longe de nós em países distantes e selvagens, nós vivíamos seguros com nosso dinheiro guardado em um banco respeitável ou nas mãos de um honesto corretor da Bolsa - nós fomos informados de que esse dinheiro não existia, era virtual, feia ficção de alguns economistas que não eram ficção, nem eram seguros, nem respeitáveis. Tudo não passava de mau teatro com triste enredo, onde poucos ganhavam muito e muitos perdiam tudo. Políticos dos países ricos fecharam-se em reuniões secretas e de lá saíram com soluções mágicas. Nós, vítimas de suas decisões, continuamos espectadores sentados na última fila das galerias.
Vinte anos atrás, eu dirigi Fedra de Racine, no Rio de Janeiro. O cenário era pobre; no chão, peles de vaca; em volta, bambus. Antes de começar o espetáculo, eu dizia aos meus atores: - “Agora acabou a ficção que fazemos no dia-a-dia. Quando cruzarem esses bambus, lá no palco, nenhum de vocês tem o direito de mentir. Teatro é a Verdade Escondida”. Vendo o mundo além das aparências, vemos opressores e oprimidos em todas as sociedades, etnias, gêneros, classes e castas, vemos o mundo injusto e cruel. Temos a obrigação de inventar outro mundo porque sabemos que outro mundo é possível. Mas cabe a nós construí-lo com nossas mãos entrando em cena, no palco e na vida.

Assistam ao espetáculo que vai começar; depois, em suas casas com seus amigos, façam suas peças vocês mesmos e vejam o que jamais puderam ver: aquilo que salta aos olhos. Teatro não pode ser apenas um evento - é forma de vida!

Atores somos todos nós, e cidadão não é aquele que vive em sociedade: é aquele que a transforma!

Augusto Boal

quinta-feira, 26 de março de 2009

Assine aqui e aqui e aqui e mais aqui.

Contrariando tudo e todos, consegui aquilo a que me propus quando sai, há um mês, da Editora onde estava a Estagiar: arranjei um emprego.

Não só um emprego, mas um emprego que me permite continuar a estudar e que está dentro da minha área.
Vou fazer a revisão de um dos jornais diários nacionais.

Era isto que eu queria.
E consegui.

Já assinei contrato e começo já para a semana.

E agora vou têre qe têre mais cuidadu côm us errus do purtugues aqui no estaminé!

terça-feira, 24 de março de 2009

Yes, I Am!


Vamos lá ver no que isto vai dar...
Novo Capítulo a iniciar!

segunda-feira, 23 de março de 2009

The Sound of My Music



Nova vidinha prestes a começar!

sexta-feira, 20 de março de 2009

A VERDADE!

1-Quando era pequena tive 2 camarões como animais de estimação. Verdade. E tive-os graças ao poder da minha querideza em piquena. Eu explico: antes de ser moda, costumava ir com os meus pais passear à beira-rio para os lados do, agora, Parque das Nações. Os pescadores que por lá estavam, não resistindo à fofura que eu era, deram-me dois camarões pequeninos. E eles ainda duraram. E não, não foram comidos.

2- Adoro Surf, mas nunca pratiquei. Verdade verdadinha e isto é, não raras vezes, motivo de ciúme pelo cônjuge da menina. Mas eu só gosto do desporto! As ondas, a prancha, MUITO FIXE! Maldita hérnia que não me deixa praticar Surf =(

3- Já comi uma mosca. É verdade! É o que dá rir à gargalhada… Suguei uma mosca! Era estaladiça!

4- Adoro andar de elevador e faço-o sempre que posso, mesmo que seja só por um andar! MENTIRA!!! TENHO PAVOR! Só ando de elevador se estiver MESMO MUITO cansada, caso contrário, escadinhas!

5- Sou mais alta que o meu namorado 4 cms.
Quer dizer, BImente, este ponto é MENTIRA (já que ele tem 1,85 e eu 1,81 no B.I.) mas é só calçar as botas e vê-lo lá em baixo no Rés-do-Chão. 'tadinho =P

6- Desde Outubro que não como chocolates.
É verdade!

7- Nunca andei de avião.
É MENTIRA!
Já andei muitas vezes! Como qualquer português que se preze, tenho família pás Franças e as visitinhas até eles já foram alguma! Junte-se a isso, uma viagem à Ilha da Madeira.

8- Já pensei vender algumas das minhas malas no E-Bay.
É verdade…
Elas estão, rapidamente, a tomar conta do meu armário e o dinheiro extra daria jeito, não fosse o E-bay cobrar uma taxa ELEVADÍSSIMA só por colocar a mala em leilão.
Desisti da ideia!

9- Adoro sopa.
É verdade! E como quase todos os dias, quer seja Inverno ou Verão!

terça-feira, 17 de março de 2009

One Of Those Days...


domingo, 15 de março de 2009

Nú meu ARTEC...


Os ensaios já começaram.


Os papéis estão distribuídos.


O encenador continua igual a si mesmo.


Os adereços já não têm pó.


A cortina já esconde os bastidores...
Mas agora, já podem espreitar!


O melhor Grupo de Teatro Universitário de Lisboa, já tem blog!



Está tudo a , por detrás da cortina!

sexta-feira, 13 de março de 2009

Lambadinha

Esta' a dar esta musica (e a falta de acentos e porque o teclado dos pcs da Associacao de Estudantes nao os tem) e eu fiquei saudosista.

Com saudades de a dancar na varanda da minha casa e de parar quando alguem vinha a passar.

quarta-feira, 11 de março de 2009

Gosto de ir passear a Belém

As ciganas dizem-me que sou bonita:
"Oh carinha linda, anda cá que a cigana lê-te a sina."
"Oh jeitosa, dá cá a mão!"

Pronto.

Gosto.

Faz bem à auto-estima.
É claro que depois também dizem mal de mim se não lhes dou a mão a ler, mas essa parte eu não ouço.

segunda-feira, 9 de março de 2009

The Sound of My Music

Caetano Veloso e Roberto Carlos cantam Tom Jobim - Wave

Mágica

quarta-feira, 4 de março de 2009

Liar, Liar, Pants on Fire

O amigo Cruxe desafiou, e eu aceitei.

Cá vão 9 factos sobre mim, sendo que 3 são mentira e vocês vão ter que adivinhar quais são!


1- Quando era pequena tive 2 camarões como animais de estimação.

2- Adoro Surf, mas nunca pratiquei.

3- Já comi uma mosca.

4- Adoro andar de elevador e faço-o sempre que posso, mesmo que seja só por um andar!

5- Sou mais alta que o meu namorado 4 cms.

6- Desde Outubro que não como chocolates.

7- Nunca andei de avião.

8- Já pensei vender algumas das minhas malas no E-Bay.

9- Adoro sopa.


Passo o desafio ao Cócegas nos Pés (e aviso-te já que não podes opinar sobre o que achas que é mentira ou não porque tu sabes TUDO, sim?), à Rock, ao Taberneiro, ao Sinemas e à Rosa.
Um dia destes digo a verdade, sim?

terça-feira, 3 de março de 2009

I Take thee...

Ao fazer tempo para ver o Dótaráuze (Perceberam a minha critica ao Senhor da TVI que insiste em tirar o H sonoro de House? A sério meu amigo, a única palavra em Inglês que tem um H mudo é a palavra hour. E porque é que isto se dá? Pois bem, isso são coisas de Linguística Inglesa e Linguística Inglesa, para mim, é tipo Chinês… ou Matemática. Mas a sério amigo, já ´tava na hora (trocadilho genial) de aprenderes a dizer House, hein? Pensa nisso!) Continuando… Ao fazer tempo para ver o Dr. House, caminhei pelos 4 canais (sim, porque eu não tenho TV Cabo) e deparei-me com a nova novela da Sic, Caminho das Índias. Meus amigos! Eu quero mudar de profissão! A partir de agora quero ser argumentista desta novela! Mas só desta! É fácil:

(Ler com sotaque Brasileiro OU em Indiano)

Indiano: Eu quero casar contigo!

Popozuda: Então casa!

Indiano: Mas os meus pais não querem que eu case com você!

Popozuda: Porque é que os seus pais não querem que você case comigo?

Indiano: Porque o casamento na Índia é uma coisa séria. Com elefantes e confétis e coisas.

Popozuda: Mas nós cá no casamento atiramos arroz.

Indiano: … (Apesar de estar a pensar na palavra casamento)

Popozuda: E pomos lacinhos brancos nas antenas dos carros no dia do casamento que ficam como as pulseiras do Sr. do Bonfim, sujas e porcas…

Indiano:

Popozuda: MAS EU QUERO CASAR COM VOCÊ, seu bobo!

Indiano: Mas os meus pais não aceitam o nosso casamento.

Popozuda: Mas nós temos que casar.

Indiano: Mas o nosso casamento não é aceite aos olhos dos ideais indianos.

Popozuda: Mas eu vou casar com você.

Indiano: Mas eu não posso casar.

Popozuda: Casar… casar… casamento… casar
Indiano: Casar… casar… casamento… casar

E os dois começam a andar à roda MUITO rapidamente e faíscas começam a sair pelas orelhas e pelo pescoço e pregos começam a saltar pela cabeça e descobrimos que eles eram dois robots programados para falarem SEMPRE em casamentoooooooooooooo !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAARGH!

De maneiras que é assim, a minha versão é mais gira. E eu quero ser argumentista e dizer a mesma coisa para cima de muitas vezes e ganhar balúrdios de dinheiro!




Notinha de rodapé: Não tenho nada contra os costumes indianos ou brasileiros, mas, convenhamos que se os 10 minutos que vi de novela forem uma amostra do que se passa o tempo todo, acho que é uma novela sem substância e a fazer lebrar o guião da Terra Nostra que era basicamente "Ti amo multo, amore mio"

segunda-feira, 2 de março de 2009

Ainda há vida!

Txi!
Faz tempo que não vinha até aqui! Mas existem várias explicações!
Lembram-se da listinha de coisas a fazer?
Pois bem, a semana passada foi mais ou menos assim: