CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Como Fazer um Resumo, por Mãos de Veludo

Trabalho para amanhã: Resumir um Capítulo de 8 páginas em 500 palavras.

Antes de começar um resumo, pergunte-se: "Mais quem foi o idiota que se lembrou de tal coisa?! Quem foi o palerma? Deve ter sido, sem sombra de dúvida, alguém sem vida social, pois claro!" Insultos feitos, cólera ultrapassada, comecemos então o nosso trabalhinho.

Primeira tentativa: Palavras a mais. - Vamos lá ver o que é que posso cortar – É neste ponto que relemos o nosso resumo e cortamos aquelas palavras que repetimos sem nos apercebermos ou, seguindo o bom, velho estilo do estudante que sabe uns truques, tudo aquilo que, a bem dizer é palha.

Segunda Tentativa: Palavras a menos - E agora toca a fazer “colagens” - . É altura de fazer undo no nosso amigo Word. Mas ATENÇÃO! É melhor irem contando as palavras à medida que vão “undoando” (andando a fazer undo), só para se certificarem que não voltam ao ponto da Primeira Tentativa.

Terceira Tentativa: Distracção! - A televisão até estava com o volune baixo, mas o Júlia Pinheiro tem os decibéis bem elevados, e por momentos distrai-me com as suas histórias de amor e dor.- Voltámos MESMO à Primeira Tentativa.

Quarta Tentativa: Nova cirurgia plástica ao nosso resumo... Mas é aqui que se faz “Plim” no nosso cérebro e nos lembramos da estranha pele da Lili Caneças e de como não queremos que o nosso resumo seja igual a ela. Começamos tudo de novo.

E este ponto, meus amigos, é o que destingue aqueles que admitem os seus erros daqueles quem não admitem. Eu admito que a Lili Caneças já fez cirurgias a mais e, por culpa dela, vi-me obrigada a começar tudo de novo.


Iniciamos agora um novo documento, um novo resumo, sem cortes nem recortes, olhar fixo no ecrã e voilá! 502 palavras!

Resumindo a história do resumo: Se aquilo começa a parecer um Talho e vocês se começam a sentir uns talhantes (com pedaços de palavras a meio de um documento no Word e/ou perninhas de um “n” algures no vosso Ambiente de Trabalho) comecem tudo do princípio (e desliguem a senhora Pinheiro! Ela tem poderes cósmicos fenomenais e altamente agudos também) e tudo correrá bem!

7 comentários:

Cócegas nos pés disse...

POST LINDO!!!!!!!!!!! Opah já tou farto de me rir! E os links que puseste para a Lili Caneças...PRICELESS!!!



P.S. : o talhante é um bocadinho burtonesco não é? I like him.

Mãos de Veludo disse...

sam Just Played: Pois, a modos que é Burtonesco sim senhores... é em jeito de homenagem ao meu pesadelo antes da entrega do resumo!

as velas ardem ate ao fim disse...

Olha ate já me doi a barriga de tanto rir...


bjo

Anónimo disse...

Ainda bem que conseguiste, apesar de serem mais de 3 tentativas. Costuma-se dizer que é 3ª é de vez.
Espero que estejas melhor do "pingo".
Bjinhos.Pedro

SinemaS disse...

N~ tiveste qu por é de fact mas. Copy Past n q e era a razãodestrutiva !! E esse ta lho vai bm?
- (no séc XIII)... a aristocracia n e n e mais a.

Good luck!

rock disse...

Ai!!! Desliga a TV! Ainda te fura os timpanos a júlia! Pronto, mas sempre deu um bom post esta tua aventura :) jinhos*

Anónimo disse...

Eh pah, vim aqui parar nem sei bem como, mas estou a delirar com este blog - está excelente!
Não obstante, e dados os Estudos Literários, vou ter necessariamente de fazer uma pequena correcção: distinguir escreve-se com 3 "i"s... :)